Previous
Next

Aumentando o alongamento e a flexibilidade

Todos nascemos alongados e flexíveis.

Mas no decorrer dos anos, se não buscamos atividades que desenvolvam a flexibilidade articular e alongamento muscular, acabamos enrijecendo as articulações e endurecendo a musculatura.

E, uma vez que tudo é psicossomático, se ao longo das experiências que a vida nos impõe, nos tornarmos pessoas duras e inflexíveis (e isso acontece com a maioria das pessoas), a coisa toda piora.

É possível, sim, reconquistar a flexibilidade perdida e, assim, auxiliar na prevenção de lesões e dos vícios posturais, reduzindo as tensões musculares e auxiliando na melhoria da contratibilidade muscular.

Claro que quanto mais jovem você iniciar suas atividade e quanto maior for a intensidade e freqüência com que você realiza os exercícios, melhor e mais rápido será o resultado. Porém, em qualquer idade haverá ganhos.

Lembre-se de que você não perdeu a sua flexibilidade de um de para o outro; a perda foi progressiva. Sendo assim, se queremos respeitar o ritmo biológico do nosso corpo, a conquista do alongamento e flexibilidade também será progressiva e isso exigirá disciplina, constância e paciência.

Inicie o seu treinamento escolhendo técnicas simples para trabalhar uma permanência progressiva. E enquanto permanece, não esqueça:

  • Utilize uma respiração profunda durante todo o treinamento;
  • Explore uma respiração fluída.
  • Trabalhe com exalações lentas e, enquanto exala, vá avançando na posição.
  • Faça o alongamento gradativamente. Esforce-se, mas sem forçar. Observe os limites
    do seu corpo;
  • Procure descontrair o seu corpo durante a execução, sem contrair a musculatura nem
    a fisionomia;
  • Comece com permanências pequenas e vá aumentando o tempo de permanência a
    cada semana.
  • Utilize a mentalização das cores. No caso de técnicas de flexibilidade, mentalize a cor
    azul celeste sobre a parte do corpo que solicita mais a sua atenção, para sedar essa
    região.

Sugiro que você realize a sequência abaixo (são posições simples e extremamente importantes para o seu corpo) mas se você já é praticante de Yoga, sinta-se à vontade para trabalhar com a sua prática pessoal.

Nas posições em que há lateralidade, fazer igualmente para os dois lados.

Sugiro que você comece com permanência de 1 a 2 minutos na primeira semana e vá aumentando este tempo semana a semana, num treinamento diário. Disciplina é imprescindível neste processo.

Uma outra prática que funciona muito bem no ganho de alongamento é o surya namaskara (a saudação ao sol), numa prática diária. O segredo para o sucesso tanto na prática quanto na vida é a disciplina e a constância.

Boas práticas.

 

Fonte das imagens: http://melinaflores.org/asanas/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Yoga

Meditação e Intuição

Fazemos escolhas em nossa vida o tempo todo. E são as escolhas que fazemos hoje que definem o nosso futuro, o que virá a seguir.

História no Yoga Juliane Dias
Yoga

Minha história no Yoga

Comecei a praticar Yoga no início de 2007 motivada pela ideia de que a prática iria me ajudar a desenvolver o surf. Me apaixonei pela

Yoga

Perguntas e Respostas

Na live que fiz para o Instagram da @livupoficial deste mês, recebi muitas perguntas e decidi registrar algumas respostas aqui no blog, uma vez que

Yoga

Respiração do Yoga

A vida acontece enquanto respiramos. E a vida se movimenta e se transforma continuamente. A respiração simboliza este contínuo movimento da existência e é a

Viagens

Ilha de Boipeba

Um paraíso de lugar. O acesso à ilha não é dos mais simples mas vale muito à pena para uma viagem de no mínimo 4

© Copyright 2023 - Todos os direitos reservados - Juliane Dias

Políticas de Privacidade