Previous
Next

Perguntas e Respostas

Na live que fiz para o Instagram da @livupoficial deste mês, recebi muitas perguntas e decidi registrar algumas respostas aqui no blog, uma vez que são dúvidas do público em geral e uma vez registrado aqui, todos poderão ter acesso.

RESPIRAÇÃO IDEAL PELAS NARINAS OU PELA BOCA?

Ao longo da prática de Yoga, o ideal é que o aluno inspire e expire pelas narinas, salvo momentos específicos em que, na intenção de uma descontração, alívio de tensão ou técnica respiratória específica, o professor solicite que o aluno utilize a boca. Neste caso, o professor deixará claro o comando de se inspirar ou exalar pela boca. Do contrário, a prática se dará praticamente inteira com uma respiração nasal.

A importância da respiração nasal no Yoga é para que possamos controlar a energia vital (o prana) ao longo de toda a prática, buscando um estado de estabilidade física, emocional e mental. Ao utilizar a boca para respirar, o praticante poderá liberar demasiada energia, e a intenção da prática de Yoga é que o aluno maximize o fluxo energético.

COMO O YOGA PODE ME AJUDAR A SER MAIS CALMA?

Ensinando você a respirar e a se perceber constantemente.

A respiração está intimamente ligada ao estado emocional. Quando as emoções se alteram, a respiração muda e o contrário também acontece: quando a respiração se torna mais ampla, lenta, profunda, presente, as emoções tendem a estabilizar.

Quando desenvolvemos auto consciência, auto percepção, passamos a perceber e analisar as nossas emoções constantemente. E podemos, então, utilizar técnicas da respiração do Yoga sempre que sentirmos a necessidade de acalmar, de relaxar ou até mesmo de ter mais disposição e energia.

YOGA É PARA TODOS OS CORPOS OU NÍVEIS DE SEDENTARISMO? OU PRECISA SER SUPER ATLETA?

Yoga é para todos. A finalidade do Yoga é fazer com que o praticante alcance estados expandidos de consciência, independente de idade, peso ou limitação física. As posturas vão se construindo, pouco a pouco, de acordo com o tempo e a frequência de práticas. Existem muitas práticas inclusivas que trabalham com pessoas com limitações maiores, que exigem um cuidado maior, mas todos podem praticar.

O que torna a prática avançada é o nível de consciência que o aluno consegue desenvolver ao longo da aula e não performance.

O SIGNIFICADO DOS NOMES QUE AS PESSOAS FALAM QUANDO PRATICAMOS?

Vou listar aqui o nome em sânscrito (língua antiga da Índia) de alguns dos principais termos ou palavras utilizadas nas aulas de Yoga e o contexto em que são utilizados na prática. Não vou me ater a significados literais, uma vez que a intenção é apenas esclarecer.

Namastê: Na índia, utilizada como forma de cumprimento entre as pessoas, assim como falamos “Olá” ou “Bom dia” aqui no Brasil. Na prática é utilizada num contexto de abertura e/ou fechamento formal da aula também como saudação.

Ásana: São as posturas (técnicas corporais) do Yoga.

Pranayama: Refere-se às técnicas respiratórias do Yoga, cuja intenção é controlar a energia vital (o prana).

Bandhas: São compressões de plexos e glândulas que tem a intenção de auxiliar na performance das posturas e fazer com que a energia trabalhada ao longo da prática possa se movimentar num caminho ascendente.

Yoganidra: É uma técnica de relaxamento / descontração guiada.

Suryas: São sequências de posturas executadas como uma dança, geralmente de forma repetida (de 3 a 5 repetições). Os Suryas mais clássicos são o Surya A e o Surya B. O Surya A é popularmente conhecido como “Saudação ao Sol”.

COMO A PRÁTICA INFLUENCIA NOS APRENDIZADOS DA VIDA?

Quando passamos a nos perceber mais, a nos conhecer mais no olhar pra dentro que o Yoga proporciona, passamos a nos tornar pessoas mais críticas, passando a analisar as situações que a vida nos impõe e a encará-los como ferramentas que nos impulsionam à evolução.

SOBRE HÉRNIA DE DISCO E A PRÁTICA DE YOGA

Alguns movimentos precisam ser feitos com cuidados e adaptações. Neste caso, é importante a presença de um professor que o acompanhe e adapte o que for necessário.

COMO ENCONTRAR A PAZ INTERIOR PARA NÃO DEPENDER DO EXTERNO?

Se sinta. Se ame. Olhe pra você e quanto mais firme você estiver em si, o externo não terá o poder de tirar você do seu centro.

12 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Yoga

Meditação e Intuição

Fazemos escolhas em nossa vida o tempo todo. E são as escolhas que fazemos hoje que definem o nosso futuro, o que virá a seguir.

História no Yoga Juliane Dias
Yoga

Minha história no Yoga

Comecei a praticar Yoga no início de 2007 motivada pela ideia de que a prática iria me ajudar a desenvolver o surf. Me apaixonei pela

Yoga

Perguntas e Respostas

Na live que fiz para o Instagram da @livupoficial deste mês, recebi muitas perguntas e decidi registrar algumas respostas aqui no blog, uma vez que

Yoga

Respiração do Yoga

A vida acontece enquanto respiramos. E a vida se movimenta e se transforma continuamente. A respiração simboliza este contínuo movimento da existência e é a

Viagens

Ilha de Boipeba

Um paraíso de lugar. O acesso à ilha não é dos mais simples mas vale muito à pena para uma viagem de no mínimo 4

© Copyright 2023 - Todos os direitos reservados - Juliane Dias

Políticas de Privacidade